O artigo publicado no número 29(4) da Revista de Estudos da Linguagem (RELIN) apresenta todo o processo de coleta, definição das diretrizes e anotação do córpus. O artigo está dividido em 6 seções. A primeira seção apresenta avaliação da qualidade da argumentação como área de pesquisa e aborda alguns aspectos do estilo das mensagens da rede social Twitter, fonte de dados deste trabalho. A segunda seção apresenta os trabalhos relacionados a esta pesquisa. A terceira seção apresenta os aspectos da qualidade da argumentação aplicados neste trabalho. A quarta seção apresenta, de forma detalhada, todo o processo de construção do córpus. A quinta seção apresenta o processo de anotação do córpus de acordo com as diretrizes estabelecidas para este propósito. Essa seção também apresenta exemplos de anotação e a planilha utilizada pelos anotadores, além das estatísticas de anotação e análise de concordância entre anotadores. A sexta e última seção apresenta as considerações finais e direcionamentos futuros.

SILVA, Cássio Faria da et al. Quality of argumentation in political tweets: what is and how to measure it / Qualidade da argumentação em tweets de política: o que e como avaliar. Revista de Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 29, n. 4, p. 2537-2586, jul. 2021. ISSN 2237-2083. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/18263. doi: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.29.4.2537-2586.

O artigo publicado no número 15(1) da Revista Linguamática são descritos os experimentos realizados com o objetivo de produzir um modelo computacional capaz de realizar a avaliação automática da qualidade da argumentação em mensagens políticas, escritas em português. Este artigo apresenta os algoritmos utilizados e o resultado dos experimentos realizados no córpus de mensagens. A primeira seção apresenta avaliação da qualidade da argumentação como área de pesquisa e apresenta as questões de pesquisa que se busca responder com este estudo. A segunda seção apresenta os trabalhos relacionados a esta pesquisa, incluindo a taxonomia proposta por Wachsmuth e outros (2017). A terceira seção apresenta, de forma resumida, o processo de elaboração e anotação do córpus, além do detalhamento de como foram calculadas as notas de cada um dos aspectos da taxonomia. A quarta seção apresenta os experimentos realizados com AM baseados em features e os experimentos com BERTimbau e RoBERTaTwitterBR. A quinta seção apresenta os resultados encontrados e as análises qualitativas e quantitativas. A sexta seção apresenta as conclusões, limitações e trabalhos futuros.

SILVA, Cássio Faria da; NERIS, Vânia Paula de Almeida; CASELI, Helena de Medeiros. Classificação da qualidade da argumentação em tweets no domínio da política brasileira. Linguamática, v. 15, n.1, p. 102-127, 7 Jul. 2023. ISSN 1647–0818. Disponível em: https://linguamatica.com/index.php/linguamatica/article/view/387. doi: https://doi.org/10.21814/lm.15.1.387.